A campanha do Dia Mundial sem Tabaco - 2023 tem como objetivo incentivar os governos a acabar com os subsídios ao cultivo do tabaco e a usar recursos econômicos para programas de substituição de cultivos que melhorem a segurança alimentar e a nutrição.

O cultivo, a produção, o consumo, o uso e o descarte do tabaco são prejudiciais, tanto para o meio ambiente, quanto para a saúde dos agricultores e consumidores de tabaco. Esta campanha também visa apoiar os governos quanto ao desenvolvimento de políticas e estratégias adequadas e na criação de condições de mercado para que os produtores de tabaco mudem para o cultivo de alimentos.

No Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC), em Arcoverde, no dia 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco, foi realizada uma ação de extrema importância, que buscou conscientizar os colaboradores sobre os graves danos causados pelo tabagismo à saúde. Através dessa data, foi promovida a sensibilização sobre os riscos do tabaco, a dependência que ele causa e os benefícios de abandonar esse hábito. Essa foi uma oportunidade para incentivar fumantes a pararem de fumar, trocando um cigarro por um chocolate, visando proteger a saúde dos funcionários e reduzindo o impacto do tabaco na unidade como um todo.