Durante o mês de outubro, foi estruturada a Comissão de Humanização do Hospital Regional Ruy de Barros Correia, que foi implantada no último dia 18. Pautada nas orientações da Política Nacional de Humanização (PNH) e instituída pelo Ministério da Saúde em 2003, tal política tem como finalidade efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano das práticas de atenção e gestão, além de incentivar trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários do sistema.

A comissão de Humanização do HRRBC atua com os pacientes e familiares, trabalhadores e gestores, com a seguinte estrutura:

  • É composta por membros efetivos, dirigida por um coordenador, que foram escolhidos dentre os seus integrantes para um mandato de 12 meses.
  • As reuniões acontecem mensalmente e possuem caráter aberto, ou seja, além dos membros efetivos, podem participar das reuniões quaisquer funcionários do Hospital.
  • As reuniões são registradas em ata, incluindo os temas em pauta, as decisões tomadas e a frequência dos integrantes. 
  • A Comissão é regida por Estatuto próprio e reporta-se diretamente à Direção Geral do Hospital Regional Ruy de Barros Correia. 


São objetivos da Comissão de Humanização: 

I – Discutir e repensar constantemente os serviços prestados pelo Hospital; 

II – Refletir sobre a dinâmica das equipes de trabalho; 

III – Debater a respeito das relações estabelecidas entre trabalhadores de saúde e usuários; 
IV – Ampliar o diálogo entre os trabalhadores, entre trabalhadores e a população e entre os trabalhadores e a administração, promovendo a gestão participativa, colegiada e compartilhada dos cuidados/atenção; 

V – Garantir qualidade da produção de saúde para todos; 

VI – Intervir na melhoria dos processos de trabalho, incentivando o aumento da participação dos trabalhadores nos processos de tomada de decisão; 
VII – Incentivar o trabalho em grupo; 

VIII – Contribuir para a melhoria do atendimento e acolhimento; 

IX – Diminuir o tempo de espera; 

X – Aumentar o grau de satisfação dos trabalhadores e usuários; 

XI – Promover uma ambiência acolhedora e confortável; 

XII – Promover o desenvolvimento, autonomia e protagonismo das equipes e da população.