O Hospital Regional Ruy de Barros Correia, em Arcoverde, levou para a população e profissionais do HRRBC, uma reflexão sobre a importância dos cuidados permanentes com a saúde no Dia Mundial da Hipertensão, comemorado em 17 de maio.

Ainda na quarta-feira, foi realizada uma ação de aferição de pressão arterial (PA), com o apoio dos estagiários técnicos de enfermagem da ETE Jornalista Cyl Gallindo do Município de Buíque-PE, com o objetivo de conscientizar sobre os riscos dessa doença tão perigosa.

A hipertensão arterial (pressão alta) é uma enfermidade crônica que aponta os níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Em 90% dos casos é uma doença herdada dos pais. Mas, vários fatores relacionados ao estilo de vida também contribuem nos níveis de pressão arterial como o fumo, a bebida alcoólica, a obesidade, o colesterol, o consumo excessivo de sal, estresse e sedentarismo.