O Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC), em Arcoverde, acaba de inaugurar a sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral Adulto, com suporte nefrológico. Após uma completa reforma na estrutura do serviço, O HRRBC ampliou de seis para 10 leitos, beneficiando cerca de 400 mil moradores da região. Esta conquista, que foi entregue na última terça-feira (23), representa um marco significativo na capacidade da instituição em oferecer cuidados intensivos de alta qualidade aos pacientes sertanejos.
"Este é mais um avanço na saúde pública em Pernambuco. Estamos trabalhando para regionalizar o atendimento, com oferta de serviços e novos leitos. Recentemente, o Hospital Regional de Arcoverde recebeu, inclusive, cirurgia ortopédica pediátrica e hoje inauguramos os dez leitos de UTI geral. Esses são exemplos da estratégia que o Governo do Estado tem adotado para atender o povo mais perto de suas casas, contemplando, agora, o Sertão do Moxotó. O atendimento regionalizado impede que os pacientes precisem percorrer longas distâncias, garantindo a oferta de saúde mais próxima das pessoas", destacou a governadora Raquel Lyra durante a abertura do serviço.
“A UTI é um ambiente essencial para os pacientes em estado crítico e que necessitam de um suporte avançado e contínuo, com apoio de uma equipe multidisciplinar especializada. Totalmente equipada e seguindo todos os protocolos de segurança e higiene, nossa UTI está preparada para atender às necessidades dos nossos pacientes, reforçando esse compromisso com a saúde pública”, enfatizou Ana Kelly Araújo, diretora do HRRBC. Foram investidos R$ 316.214,97 para ampliação e reforma, com obras realizadas no prazo de 180 dias. Ao todo, 44 profissionais, nas mais diversas especialidades, já estão atuando no serviço, proporcionando mais qualidade e segurança nos atendimentos, que funcionam tanto por demanda espontânea, como por referenciamento da Central de Regulação Estadual.
O Hospital Regional Ruy de Barros Correia é uma unidade estadual de média complexidade, conta com atendimento de urgência e emergência em pediatria, clínica médica, cirurgia geral e ortopedia. O serviço também é referência na assistência materno-infantil.