A campanha para o Novembro Azul, do Hospital Regional Ruy de Barros Correia, em Arcoverde, teve início nesta segunda-feira (13), com a realização de palestras voltadas para a temática da conscientização e importância da prevenção do câncer de próstata. Estão sendo envolvidos na campanha os funcionários da Unidade, pacientes e alunos de escolas técnicas. A campanha segue durante todo o mês, com o objetivo de passar mais informações sobre esse tipo de câncer, que vem atingindo homens ao redor do mundo. Confira abaixo a programação completa:
13/11 a 17/11 – Conscientização sobre a importância da Prevenção do Câncer de Próstata
10h – 10h15h Educação em Saúde (Recepção do ambulatório, escolas técnicas)
14h – 15h Educação em Saúde (Recepção administrativa/emergência, escolas técnicas)
17/11 – Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata
10h – 11h Educação continuada (Sala de leitura, profissional médico para os funcionários)
20/11 a 24/11 – Conscientização sobre a importância da Prevenção do Câncer de Próstata
10h – 10h15 Educação em Saúde (Recepção do ambulatório, escolas técnicas)
14h – 15h Educação em Saúde (Recepção administrativa/emergência, escolas técnicas)
24/11 – A importância do diagnóstico precoce no combate ao Câncer de Próstata
10h30 – 11h30 – Educação continuada (Sala de leitura, enfermeirandos para os funcionários)
27/11 - 30/11 – Conscientização sobre a importância da Prevenção do Câncer de Próstata
10h – 10h15 Educação em Saúde (Recepção do ambulatório, escolas técnicas)
14h – 15h Educação em Saúde (Recepção administrativa/emergência, escolas técnicas)
Profissionais de saúde, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, do Hospital Regional Ruy de Barros Correia, em Arcoverde, passaram por uma atualização de conhecimento realizada através da educação continuada, com a temática “Diluição e estabilidade de medicamento”. O treinamento teve por objetivo reafirmar a importância da correta utilização de cada medicação, tendo em vista a sua variedade e cuidados específicos, que são fornecidos pelos fabricantes.
O HRRBC tem o compromisso de capacitar seus profissionais, oferecendo, consequentemente, um atendimento cada vez melhor para a população.
No último sábado (28), o Hospital Regional Ruy de Barros Correia, em Arcoverde, prestou uma homenagem aos funcionários da Unidade. Na data, que marca o Dia do Servidor Público, foram realizadas diversas ações, como sessão de cinema, ginástica laboral, etc.
A campanha para o Outubro Rosa do Hospital Regional Ruy de Barros Correia, em Arcoverde, teve o seu encerramento nesta terça-feira (31), através de uma palestra educativa com o médico mastologista Dr. Jarbas Maciel, que falou sobre a importância do exame preventivo, além do diagnóstico e tratamento para o câncer de mama. A Unidade realizou diversas ações ao longo do mês, beneficiando não apenas os pacientes em atendimento, mas toda a população do entorno da UPAE.
Durante o mês de outubro, foi estruturada a Comissão de Humanização do Hospital Regional Ruy de Barros Correia, que foi implantada no último dia 18. Pautada nas orientações da Política Nacional de Humanização (PNH) e instituída pelo Ministério da Saúde em 2003, tal política tem como finalidade efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano das práticas de atenção e gestão, além de incentivar trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários do sistema.
A comissão de Humanização do HRRBC atua com os pacientes e familiares, trabalhadores e gestores, com a seguinte estrutura:
São objetivos da Comissão de Humanização:
I – Discutir e repensar constantemente os serviços prestados pelo Hospital;
II – Refletir sobre a dinâmica das equipes de trabalho;
III – Debater a respeito das relações estabelecidas entre trabalhadores de saúde e usuários;
IV – Ampliar o diálogo entre os trabalhadores, entre trabalhadores e a população e entre os trabalhadores e a administração, promovendo a gestão participativa, colegiada e compartilhada dos cuidados/atenção;
V – Garantir qualidade da produção de saúde para todos;
VI – Intervir na melhoria dos processos de trabalho, incentivando o aumento da participação dos trabalhadores nos processos de tomada de decisão;
VII – Incentivar o trabalho em grupo;
VIII – Contribuir para a melhoria do atendimento e acolhimento;
IX – Diminuir o tempo de espera;
X – Aumentar o grau de satisfação dos trabalhadores e usuários;
XI – Promover uma ambiência acolhedora e confortável;
XII – Promover o desenvolvimento, autonomia e protagonismo das equipes e da população.