As gestantes arcoverdenses, que estiverem a partir do 3ª trimestre de gestação, podem optar por realizar uma visita à maternidade do Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC). A estratégia de vinculação, que faz parte da Rede cegonha, é uma ação que determina a maternidade na qual a mulher vai parir e garante o direito ao atendimento durante a gravidez, o parto e o pós parto. “Essa iniciativa tem o objetivo de estreitar a relação entre a maternidade e as mulheres”, explica a coordenadora do HRRBC, Ana Kelly Araújo.

    Na Unidade, as visitas tiveram início durante o mês de abril, e são realizadas a partir de uma parceria entre o Hospital e prefeitura municipal. Elas são realizadas às terças e quintas-feiras, a partir da 14h, com saída programada da unidade de referência e transporte seguro. “As gestantes têm a oportunidade de conhecer o ambiente e os recursos que serão disponibilizados para que elas recebam uma assistência humanizada. É motivos de orgulho esse tipo de avanço ser efetivado aqui na nossa unidade”, comemora a coordenadora.

     A estratégia de vinculação é garantida por lei, através da Lei Federal nº 11.634, de 27 de dezembro de 2007, Art.1º, itens I e II, que diz que é direito da gestante conhecer e estabelecer vínculo antecipado com a maternidade na qual receberá assistência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de receber mais informações sobre o período gestacional e o trabalho de parto, além dos cuidados no pós parto, as gestantes saem da Unidade mais confiantes para o momento do parto.

     A maternidade do Hospital Regional Ruy de Barros Correia realiza uma média de 300 partos mensais e o cronograma de visitas de 2019 à unidade segue até o dia 31 de dezembro. As visitas são realizadas na companhia do enfermeiro da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) onde é realizado o pré-natal.

Localização

© 2017-2024 Hospital Regional Rut de Barros Correia. Todos os direitos reservados