O dia 20 de novembro é marcado pelo Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão. A data foi instituída para sensibilizar pacientes, familiares, profissionais de saúde e gestores sobre a importância da prevenção desse evento adverso.

A Lesão por pressão é um dano na pele causado pela pressão exercida, em regiões com protuberâncias ósseas ou áreas com dispositivos médicos, por um tempo prolongado, o que impede a circulação sanguínea e causa a destruição do tecido. Acomete principalmente pessoas acamadas, cadeirantes ou aquelas com restrições ou impossibilitadas de mudar de posição. Em tempos passados, esse evento era denominado de úlcera ou escara.

Reduzir a lesão por pressão no ambiente hospitalar é uma das 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente da OMS. A medida foi tomada em razão da alta incidência de complicação relacionada a esse tipo de lesão, no Brasil e no mundo, que pode ser evitada com medidas simples, mas que ainda é um grande problema de saúde pública.

O diagnóstico da lesão por pressão é simples: basta inspecionar a pele diariamente, observando presenças de áreas avermelhadas, geralmente em regiões de proeminências ósseas (quadril, calcanhares, região dorsal) e que não embranquece ao realizar pressão sobre a mancha.

Para prevenir a lesão por pressão, o Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC), em Arcoverde, adota uma série de medidas preventivas, utilizando protocolos, que envolvem avaliação de risco e inspeção da pele diariamente, utilização de colchões especiais para alívio de pressão, programação de cuidados específicos para o risco e acompanhamento das equipes multidisciplinares, além de ações de educação permanente aos profissionais de saúde.

Esse ano, o HRRBC decidiu trabalhar uma semana, de 23 a 27 de novembro, com a Campanha Nós prevenimos Lesão por Pressão através de Educação Permanente, evento reservado para os profissionais de saúde.

Localização

© 2017-2024 Hospital Regional Rut de Barros Correia. Todos os direitos reservados